Com o 16º maior litoral do mundo, final de ano é sinônimo de ir para a praia para grande parte dos brasileiros. E sim, é possível ir para a praia nesta época do ano, seja para ver os fogos de artifício ou pular as sete ondas na virada, com a segurança necessária para garantir o bem estar durante todo o passeio.
PRESTE ATENÇÃO NAS SINALIZAÇÕES
Nem toda praia é própria para o banho, seja pelas condições da água ou pela presença de animais selvagens na região (como água-vivas e tubarões). Para facilitar essa identificação, é comum estes locais contarem com sinalizações que mostram os riscos. Caso você consiga enxergar uma sinalização mas não consiga identificar o seu significado, procure o posto de guarda-vidas mais próximo para entender as particularidades daquela praia.
NÃO NADE SOB EFEITO DE ÁLCOOL E/OU ALIMENTOS PESADOS
Boa parte dos acidentes que acontecem no litoral são por consequência do consumo excessivo de álcool ou por conta da alimentação inadequada antes de entrar na água. Comidas pesadas podem significar um risco de segurança na praia, pois, além de indigestão, podem ocasionar lesões como câimbras e leveza no corpo, o que dificulta o nado no mar, mesmo em regiões mais rasas. Já quanto ao álcool, a sensação de tontura, além da perda da capacidade de analisar certos riscos, podem ocasionar acidentes graves no mar.
CORRENTES MARÍTIMAS
Um dos maiores riscos quando falamos de segurança na praia é com toda a certeza as correntes marítimas. Essas correntes, que agem naturalmente no mar, são invisíveis para quem não possui conhecimento adequado do local e perigosas até mesmo para nadadores experientes. Elas podem agir levando o banhista para longe da praia, em direção ao fundo, até o ponto que ela se dissipa, ou, também, podem agir de forma contrária, levando a pessoa do mar para a praia, porém, é extremamente difícil ser capaz de distinguí-las. Um dos métodos recomendados para lidar com uma corrente é jamais tentar nadar contra (ou com) a mesma, em direção reta à praia. Alternativas são tentar nadar paralelamente à praia ou de forma transversal. Para nadadores menos experientes ou que não possuem confiança em nadar no mar, não tenha medo de gritar por socorro, foque em flutuar e balance os braços para que um guarda-vidas consiga vê-lo e resgatá-lo.
CUIDADO COM A PRAIA DE NOITE
Uma das coisas mais comuns durante a virada de ano é o ato de observar os fogos de artifício na praia e logo depois pular as sete ondinhas, para isso, se é recomendado tomar muito cuidado, pois a maré tende a subir e mudar bastante dependendo de qual Lua está agindo sobre a água, fazendo com que a água pareça ser mais rasa do que realmente é, ou, até mesmo que ela cubra uma quantidade maior de espaço na praia do que cobria pela manhã. Além disso, a baixa iluminação e a natureza reflexiva do mar tendem a piorar a noção de espaço e profundidade, tornando objetos e pessoas mais difíceis de serem identificados. Por via das dúvidas, evite entrar no mar após o anoitecer.
ROUBOS E ARRASTÕES
O grande número de pessoas e o alto nível de distração, são chamarizes perfeitos para os criminosos agirem. Evite deixar objetos pessoais expostos, como carteiras e celulares, e não ande com jóias e relógios aparentes. Procure também estacionar o veículo em locais próprios para este fim e sem itens de valor aparentes. No caso de arrastões na orla, não reaja, proteja crianças e idosos, e procure imediatamente o posto policial mais próximo.
Na SEGlife a sua segurança é nossa prioridade em todas as épocas do ano.