Com o lançamento da ferramenta PIX, realizar pagamentos e transferências se tornou muito mais fácil para todos os brasileiros, porém essa comodidade também abriu espaço para muitas novas modalidades de golpe. Pensando nisso, separamos aqui os golpes do PIX mais comuns e como evitá-los, para que você possa se proteger e compartilhar essas dicas com os seus familiares e amigos.
GOLPE DO SMS
Um dos tipos mais populares de golpe do PIX, e que mais consegue se disfarçar como algo real, são os golpes de SMS. Uma das principais ações é pelo uso de um disparador de SMS, para que o número do golpista não seja mostrado e a mensagem seja confundida como uma vinda do próprio banco. O tom dessa mensagem é, normalmente, para causar desespero na pessoa, com informações que talvez a conta dela seja bloqueada imediatamente, mas que ela pode clicar no link para resolver.
Esse link é, na verdade, um site disfarçado para parecer com o do banco. Logo após a pessoa inserir as informações dela, a página irá demorar para carregar ou dará como sistema fora do ar, enquanto os golpistas recebem todas as suas informações de acesso bancário. Bancos nunca irão pedir para você acessar qualquer tipo de link e sim que sempre vá à agência resolver qualquer problema.
GOLPE DA CENTRAL DE ATENDIMENTO
Um golpe do PIX que ainda não é muito popular, mas que já afetou muitas pessoas, é o da central de atendimento. Golpistas ligam para as pessoas dizendo que são funcionários da central de atendimento do banco que elas tem conta, e que detectaram que a pessoa ainda não tem uma chave PIX instalada e que eles podem te ajudar no processo. Esse golpe do PIX tem duas vertentes, mas ambas são altamente perigosas.
Na primeira, eles irão te guiar para cadastrar a chave do celular ou do seu e-mail, mas usarão das suas informações de validação para conseguir cadastrar um dos dois modos em uma das contas deles, fazendo com que qualquer PIX que você receba por esses canais seja interceptado. Na segunda, eles realmente te ajudarão a criar uma chave PIX própria, porém, logo após o cadastro feito, pedirão que você faça uma transferência teste de baixo valor, mas ainda considerável (algo em torno de R$50), para uma conta que eles denominam como “conta teste do banco”, dizendo que logo após essa transferência o valor deve voltar a sua conta em um prazo determinado. Você irá perder esse valor, pois acabou de ser aplicado um golpe do pix.
GOLPE DO WHATSAPP
Provavelmente o tipo de golpe do PIX mais comum de todos. O golpe do Whatsapp consiste em clonar o número de uma pessoa por meio de engenharia social, para ter acesso aos contatos e conversas dessa pessoa. É então iniciada a conversa com vários contatos, perguntando como ela está, e se pode ajudar financeiramente pois uma dívida com alguém foi criada e que precisa ser paga urgentemente, com você tendo seu dinheiro de volta em um ou dois dias. Esse golpe do PIX tende a ser o mais perigoso de todos pois durante todo o tempo você tem a impressão de estar falando com um conhecido.
Por ser o golpe do PIX mais comum, ele possui inúmeras formas de ser evitado. Ligar para a pessoa através de uma ligação comum (sem ser por Whatsapp) é uma boa forma de diferenciar um conhecido pedindo dinheiro ou um golpe. Mandar mensagens em outros aplicativos também é uma boa opção, mas não tem como ter a certeza que o acesso a eles não está comprometido. A melhor forma de saber se é realmente um conhecido ou não, é pedir para a pessoa uma foto dela de rosto segurando um papel com a data e a hora atual ou segurando alguma coisa específica perto do rosto, como uma colher ou escova de dentes.