Uma biodiversidade protegida, é um conjunto de medidas e práticas utilizadas para preservar e conservar a diversidade da fauna e flora dos diferentes ecossistemas. Essas medidas incluem políticas e ações de lugares como parques, áreas de conservação natural e reservas naturais que protegem a vida selvagem.
A Segurança Ambiental também é assunto da saúde pública. É importante assegurar a integridade das matas e florestas para mantermos uma boa qualidade do ar, os recursos hídricos limpos e um meio ambiente equilibrado. A poluição do ar, do solo e da água pode trazer vários problemas para a sociedade, como complicações respiratórias, devido a má qualidade do ar, contaminação da água e do solo, entre outras questões.
Serviços voltados para proteção ambiental, realçam a importância de proteger e preservar o meio ambiente como forma de garantir a saúde humana, prevenção de desastres naturais, preservação da natureza e dos animais e a segurança da sustentabilidade dos recursos naturais para as próximas gerações. Sendo assim, a proteção ambiental é uma responsabilidade compartilhada por todos, necessitando de colaboração e esforços conjuntos em todas as áreas. E é por isso que existem profissões pensadas nisso, e uma delas é o Vigilante Brigadista.
Os Vigilantes Brigadistas são profissionais que auxiliam na proteção da biodiversidade, através do combate a incêndios, instruções de preservação ambiental aos visitantes de locais como parques naturais e urbanos, combate ao garimpo, invasões, pesca e caça ilegais. Esse trabalho é fundamental, pois são estes profissionais que estão diariamente presentes para realizarem funções de conservação da fauna e flora.
O treinamento e profissionalização do Vigilante Brigadista
O Vigilante Brigadista é um profissional qualificado para atuar na preservação ambiental do local em que atua. Mas para isso, é necessário obter o Certificado Nacional de Vigilante, para exercer o trabalho de vigilante e o curso teórico e prático de Brigadista. A capacitação envolve ensinamentos sobre táticas de combate a incêndio e conhecimentos básicos de primeiros socorros.
Quando este vigilante inicia no local em que vai trabalhar, é comum ser passado instruções ambientais específicas deste ambiente, para que o profissional esteja ciente das espécies de animais e plantas que pode encontrar, como também, de situações que pode vir a enfrentar e quais são os melhores procedimentos a adotar em diversas ocasiões.