Se pararmos para analisar o cenário atual do Brasil, os acidentes têm se tornado algo comum, e boa parte deles por falta de segurança. Com base em pesquisas, 33,7% de pessoas presenciaram incidentes ou acidentes ferindo a integridade física de outro indivíduo durante uma comemoração de carnaval, estatística que poderia ser reduzida com ações de proteção através de profissionais da área de segurança.
Em locais de festas, eventos culturais e outras comemorações, a exposição aumenta. Para evitar acidentes e se sentir seguro durante uma diversão, é essencial a presença de seguranças no evento. Esse profissional exerce práticas que proporcionam mais segurança para qualquer evento, como:
Controle de indivíduo armado
O controle de indivíduo armado é feito por meio de revistas e detectores, é um processo de extrema importância.
Controle de brigas no local
Caso haja um desentendimento, o papel do segurança é pacificar a situação e impedir que este conflito se agrave.
Identificar riscos e ameaças
Durante a comemoração, os seguranças devem analisar o ambiente e as pessoas que ali estão para identificar se há ameaças, e se houver, deve ser impedido.
Direcionar as saídas de emergência
No caso de incêndio e outros imprevistos que podem acontecem durante o evento, os seguranças direcionam o público à saída de emergência e auxiliam na prestação de socorro.
Conferir identidades
Em algumas comemorações não é permitida a entrada de pessoas com determinada faixa etária, essa conferência em algumas ocasiões é feita por seguranças.
Todas essas ações fazem parte da rotina de um segurança eficiente em eventos.
Contratar uma empresa qualificada para analisar os riscos e buscar as melhores soluções é a melhor alternativa para mitigar as ameaças e fornecer um ambiente seguro.