Durante muito tempo, diversas empresas foram marcadas negativamente por práticas
desumanas. Infelizmente se tornou comum ver nos jornais casos de desumanização e
falta de segurança para os trabalhadores. Em uma pesquisa da Previdência Social
realizada em 2020, foram registrados mais de 700 mil casos de acidentes de trabalho
por ano. Além disso, a pesquisa também aponta a ausência de medidas e práticas que
buscam maior humanização dentro das empresas.
A relação entre as empresas com os funcionários e clientes muitas vezes se mostra
inadequada. Isso ocorre porque o empregador tem dificuldade de enxergá-los de forma
humanizada, deixando de lado as medidas necessárias para assegurar a sua
segurança e um ambiente de trabalho saudável. Muitas pesquisas já apontam que
essas medidas fazem o trabalhador se identificar mais com a sua função dentro da
companhia, sentindo fazer mais parte da equipe e, consequentemente, mais feliz no
espaço profissional. Um estudo realizado pela Warwick University, do Reino Unido,
mostrou que colaboradores felizes são 20% mais produtivos que aqueles que não se
sentem realizados no trabalho.
Diante disso, nos últimos anos as empresas começaram a entender a importância da
humanização para o bem social e para o bem da sua própria produtividade. Além disso,
está sendo notado que no mercado atual os recursos humanos se mostram como um
diferencial positivo para negócios. Esses recursos começam a aparecer desde a
seleção de candidatos para um cargo até a relação hierárquica entre funcionários
dentro de uma companhia. Portanto, está se tornando comum a realização de
campanhas conscientizadoras, medidas a favor do meio ambiente e investimento na
humanização dentro das empresas.
Algumas grandes empresas já são exemplos disso. Uma delas é a Google, que está
utilizando estratégias de recursos humanos como forma de desenvolvimento interno.
Além de estarem em constante envolvimento com os colaboradores, eles estão
valorizando cada vez mais a opinião de cada funcionário, independentemente da sua
posição. Buscando um desenvolvimento criativo, a Google também incentiva aos seus
colaboradores livre criação, devolvendo constantes feedbacks. Dessa maneira, a
empresa pode fazer seus funcionários se tornarem mais participativos e produtivos.
A tendência é que cada vez mais as empresas das diversas áreas procurem
estabelecer práticas e estratégias humanizadas, com o objetivo de melhorar o

ambiente de trabalho e a integridade de cada um dentro dela. A partir disso, a
produtividade interna pode melhorar e a sua imagem no mercado tende a se destacar.