Recentemente, o número de pessoas indo em bloquinhos de Carnaval e em festas vêm crescendo cada vez mais. Apenas em São Paulo, em 2020, foram registrados 15 milhões de pessoas nos diversos bloquinhos de rua da capital paulista, movimentando mais de R$2,6 bilhões de reais. Esse crescimento elevado de pessoas em busca de uma diversão durante o feriado de Carnaval acabou atraindo pessoas sem boas intenções e que acabam por optar em cometer crimes nessas festas, mesmo com policiamento e seguranças envolvidos.

Segundo a Polícia Militar de SP, em 2020, 60% dos crimes foram furtos e roubos de celulares, e 39% furtos e roubos de bens em geral, representando assim 99% dos crimes durante o período. Por conta desses números, muitos foliões acabam por deixar de curtir as festas, mas pensando em sua segurança, separamos aqui algumas dicas de como se proteger em blocos de Carnaval.

NÃO LEVE O CELULAR

Pode parecer óbvio, mas sair de casa sem o celular para esse tipo de evento acaba sendo a sua melhor proteção contra roubos e furtos. Enquanto muito necessário para comunicação com seus amigos durante a festa e até mesmo para voltar para casa depois, ele acaba sendo o objeto mais visado. Não ter o bem que será o alvo é uma das maneiras mais fáceis de se proteger em blocos de Carnaval e em festas no geral.

UTILIZE POCHETES OU BODYBAGS

Popular entre os jovens como um acessório para complementar os looks, pochetes ou as chamadas bodybags (bolsas transversais que ficam na frente do corpo) são também boas ferramentas para evitar furtos simples, com o objeto guardado em um local fechado, se tornando uma boa solução para quem busca se proteger em blocos de Carnaval. Porém, ainda é importante lembrar que tais acessórios não impedem os roubos, apenas dificultam os furtos, e às vezes podem chamar a atenção dos meliantes.

EVITE MULTIDÕES

Enquanto boa parte das pessoas que vão aos bloquinhos de Carnaval gostam daquela “muvuca” e de aproveitar no meio de todo mundo, evitar multidões e ficar em áreas mais afastadas da concentração do bloco pode ajudar a evitar furtos em geral. Grande parte dos furtos são realizados por meio de arrastões e em pessoas distraídas nas grandes multidões, com a pessoa buscando se misturar no meio de toda a multidão depois do ato. Buscar áreas mais afastadas pode ser tornar uma boa solução para se proteger nos bloquinhos.

NÃO USE CARTÃO DE CRÉDITO

Diferente dos crimes citados acima, existe também muita fraude de cartão de crédito durante essas festas e eventos, com pessoas passando valores acima do normal ou até mesmo passando o valor várias vezes. Evitar sair com cartões (principalmente de aproximação) pode ser uma boa maneira de frustrar essas pessoas, se esquivando de golpes e fraudes e se tornando uma boa forma de se proteger em blocos de Carnaval.