A diversidade na área da segurança é essencial, visto que inclui diferentes oportunidades, que ao serem muito bem integradas possibilitam e oportunizam um desempenho mais integrado e produtivo na identificação de gestão de risco, tendo o foco de enriquecer e desenvolver uma equipe, harmonizando diferentes culturas e gêneros, proporcionando um grande aprimoramento e enriquecimento, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Ademais, a incorporação de mais mulheres na segurança está cada vez mudando positivamente o mercado de trabalho, garantindo e fortalecendo suas posições juntamente com empresas que estão comprometidas com à equidade de gênero e ampliando a inclusão de minorias em suas atividades. Reconhecendo que a presença feminina neste ramo é muito importante porque garante e desempenha muito bem na eficiência das operações de segurança, garantindo diversas contribuições positivas graças à sua capacidade interpessoal, como em resolução de conflitos, agir sob pressão com sensibilidade e a visão estratégica, demonstrando suas habilidades de lidar em situações difíceis que necessitam de foco, juntamente com a empatia e a comunicação assertiva e eficaz, garantindo uma resolução rápida e eficiente, sabendo lidar com situações mais complexas.

Segundo o IBGE em 2018, as mulheres ocupam 45,3% dos postos de trabalho no Brasil, que foi conquistado no começo do ano de 1940, com a industrialização no país, com o tempo a participação feminina foi evoluindo, impulsionada pela luta por igualdade e direito, embora a desigualdade de gênero no mercado de trabalho perpetua-se, a grande evolução e marco que a luta feminina fez e ainda faz, trouxe um grande reflexo e marco de mudanças que nos dias de hoje acontecem.

História de Sucesso

A policial penal, Sandra Pinheiro, entrou para o quadro da segurança pública em 2004, assumindo o cargo com 28 anos. Iniciando sua trajetória, que não imaginaria ser futuramente uma policial penal, desde cedo sempre sonhou em contribuir para a sociedade e, em sua jornada profissional ela não se deparou com nenhum preconceito ou dificuldades relacionadas ao fato de ser uma mulher realizando uma função onde é vista apenas homens exercendo, algo que infelizmente é muitas vezes um obstáculo.

Sandra é uma das mulheres que, com muita dedicação e perseverança, conquistou seu espaço e mostrou que todas as mulheres são totalmente capazes de ocupar qualquer função. Ela destaca que as conquistas das mulheres, que hoje em dia são aceitas em várias profissões antes dominadas por homens, além disso ressalta as suas contribuições em situações críticas, como na contenção de rebeliões em duas penitenciarias, reafirmando que as mulheres têm uma grande competência para começar, avançar e conquistar seus respectivos espaços em qualquer carreira que desejam seguir.