Em um cenário onde os perigos de incêndio estão sempre em evidência, a participação do vigilante brigadista é muito importante na proteção e na segurança de vidas e patrimônios. Esses profissionais são treinados para adotar medidas preventivas e de combate ao incêndio.
A prevenção: Todos os brigadistas são treinados para reconhecer grandes riscos e adotar medidas eficientes. É este profissional que se certifica de que tudo está em perfeito funcionamento, através das rondas e averiguações que garantem a segurança.
Treinamento e capacitação: A capacitação é necessária para que os profissionais estejam sempre preparados e saibam como agir em situação de emergência. Existem diversas táticas de combate ao incêndio e a capacitação serve justamente para saber qual a melhor escolha para cada caso.
As práticas são feitas para que os brigadistas se familiarizem com os procedimentos e desenvolvam a habilidade de tomar decisões eficientes e rápidas sob pressão.
Resposta rápida e coordenação: Quando um incêndio acontece, a atuação imediata do vigilante brigadista é importante, pois é ele o primeiro a responder, aplicando seus conhecimentos e conduzindo equipamentos de combate, como a mochila anti-incêndio, mangueiras, extintores, entre outros materiais. A organização da evacuação é uma das principais responsabilidades dos vigilantes, tendo que orientar as pessoas a saírem de maneira planejada e segura. A capacidade de manter a calma e agir com firmeza em situações de pânico pode salvar vidas e evitar que o caos se instale.
Além disso, durante momentos de pânico a orientação e o apoio emocional que os brigadistas oferecem são importantes. Tendo habilidades de manter a calma e prover instruções claras, o que ajuda a diminuir a ansiedade e o desespero das pessoas e ao liderar a evacuação de maneira organizada e segura.