Proteção ao patrimônio focada no meio ambiente é cada vez mais necessária
O desmatamento na região da Amazônia foi o maior nos últimos 10 anos. A crescente no número de queimadas e emissões de gases prejudiciais vem acontecendo em todo o mundo, e isso mais do que nunca está alertando governos e empresas sobre a necessidade de pensar em modelos de negócio mais verdes e sustentáveis. Implementação de novas medidas ambientais estão se tornando cada vez mais comuns, assim como profissões relacionadas a esse novo paradigma. E neste novo modelo, a necessidade de uma segurança ambiental específica tem se tornado cada vez mais frequente no mundo da segurança patrimonial.
No passado, muitas pessoas se aproveitaram da fragilidade na segurança – que acontecia principalmente em parques estaduais e áreas de preservação graças à dificuldade de realizar uma vigia e proteção em todo seu território, porém agora com novas mudanças e avanços tecnológicos, o cenário está mudando na segurança patrimonial. Recentemente, empresas estão adaptando cada vez mais os seus modelos e focando mais na necessidade da segurança ambiental.
NOVAS PROFISSÕES
Novas profissões estão surgindo para acompanhar essa nova necessidade da segurança ambiental, como o avanço dos engenheiros ambientais e a implementação de biólogos na segurança patrimonial.
Se tornou extremamente importante em parques e em outras áreas verdes saber lidar não somente com pessoas e bens materiais, mas também com animais que podem chegar próximos de áreas urbanas ou que se machucaram de alguma forma e precisam de ajuda. Além disso, se tornou uma necessidade da segurança ambiental o uso de drones para poder vigiar por ângulos privilegiados e com uma maior facilidade e rapidez em áreas de difícil acesso ou extensas ao ponto que a instalação de câmeras não seria viável.
O CENÁRIO PODE MELHORAR
Enquanto a segurança patrimonial já conseguiu entender que o investimento em segurança ambiental é necessário, o cenário atual ainda é de início. Novas tecnologias e novos meios de buscar a sustentabilidade na segurança patrimonial estão surgindo a cada dia que se passa, com a troca de frotas por veículos elétricos, porém essa mudança ainda não está acontecendo em todas as empresas do Brasil.
No entanto, existe um forte otimismo para o futuro, graças a essa nova aliança do mercado com as empresas de segurança patrimonial, novos investimentos irão surgir a cada dia, visto a necessidade de uma segurança ambiental cada vez mais robusta – não somente em áreas verdes, mas também em empresas do segundo e terceiro setor.