A função de uma consultoria de segurança patrimonial tem como objetivo orientar e fornecer soluções especializadas para proteger os bens materiais, instalações e fornecer informações técnicas para prevenção e combate ao risco de furtos, roubos, incêndios, vandalismo e outras ameaças. A consultoria realiza uma análise detalhada do local a ser protegido, identificando quais são as vulnerabilidades internas e externas do ambiente. Após a análise, oferece soluções para diminuir os riscos identificados, sendo o principal objetivo garantir a segurança física e patrimonial, gerando proteção e tranquilidade.
A consultoria começa com uma avaliação, identificando e analisando os riscos existentes, possíveis falhas nos sistemas de segurança (caso existam) e os pontos mais vulneráveis a ameaças. Com base na análise, a consultoria cria um plano estratégico que inclui medidas preventivas e corretivas. Podem ser implementadas tecnologias como sistemas de monitoramento, alarmes, controles de acesso entre outras opções e também sugerir mudanças na infraestrutura, caso haja necessidade.
Uma outra parte importante do trabalho de consultoria é ter profissionais treinados. Para isso, a consultoria capacita equipes de segurança e, caso necessário, os próprios colaboradores ou moradores, garantindo que saibam como agir em situações de risco, como operar os sistemas de segurança e modificar comportamentos que diminuam as chances de incidentes. Para garantir que as práticas de segurança sejam seguidas corretamente, a consultoria pode realizar auditorias periódicas para monitorar a eficiência dos sistemas.
A gestão de crises é muito importante para minimizar os danos e garantir uma resposta rápida a incidentes, criando planos de contingência e preparando as pessoas para agirem em momentos de emergências.
Podendo oferecer um suporte contínuo para adaptar as estratégias de segurança conforme as necessidades do ambiente, também verificar se as medidas utilizadas estão de acordo com a legislação local, seguindo as normas e regulamentações relacionadas à segurança, como as leis de vigilância e proteção de dados. Contribuindo para um ambiente mais seguro, protegendo bens materiais, dados sensíveis e garantir a segurança dos envolvidos.